20.5.04

Greetings!

Voltando ao final da década de 70, notavam-se alterações nos assuntos das letras do Springsteen, depois de toda a raiva contida demonstrada no "Darkness...". Parece que uma nova fase na vida e na música dele começou com o "The River", onde escrevia sobre assuntos e situações que lhe diziam directamente respeito, mas também tentava retratar emoções ou possíveis situações que lhe poderiam acontecer a ele. Mais uma vez, uma canção sobre perda, mas uma perda que não aconteceu na realidade, mas sobre a qual a personagem da canção se apercebeu que era algo possível e isso era o suficiente para lhe tirar o sono durante a noite. Infelizmente, uma canção que no nosso país é a imagem das tragédias que todos os anos acontecem nas estradas Portuguesas...

"Wreck On The Highway" (1980)

Desastre Na Auto-Estrada

Ontem à noite eu estava a conduzir
Vinha para casa ao fim do dia de trabalho
Eu viajava sozinho através dos chuviscos
Numa desertificada extensão de estrada de duas faixas no condado
Quando me deparei com um desastre na auto-estrada

Havia sangue e vidro por toda a parte
E não estava ali ninguém a não ser eu
Enquanto a chuva desabava forte e fria
Vi um rapaz deitado ao lado da estrada
Ele gritou "Senhor, não me pode ajudar, por favor?"

Finalmente, uma ambulância veio e levou-o para o hospital de Riverside
Eu observei enquanto o levavam embora
E pensei numa namorada ou numa jovem esposa
E um agente a bater à porta no meio da noite
Para dizer que o teu amor morreu num desastre na auto-estrada

Por vezes fico sentado na escuridão
E observo a minha querida enquanto ela dorme
Então subo para a cama e abraço-a com força
Fico apenas ali acordado no meio da noite
A pensar no desastre na auto-estrada

Sem comentários: