21.11.07

Ao ver a capa de "Magic", bem antes de ouvir as canções, o ar de Springsteen na fotografia deixava antever um album marcadamente político, musculado e vincadamente crítico à administração norte-americana. Afinal, como viemos a verificar, não foi bem assim. Mas há uma canção no album que é melhor representada na fotografia da capa do que qualquer outra: "Last to die". É também uma das favoritas do universo Springsteen neste album (no qual eu me incluo). As semelhanças com "Roulette" não são pura coincidência, quer na fúria e desespero das palavras e dos protagonistas, quer no tom da parte musical. Uma das grandes canções de "Magic" e um dos momentos altos dos concertos da actual digressão. Um autêntico "murro no estômago" da administração norte-americana. Quem será o último a morrer?

"Last To Die" (2007)

O Último A Morrer



Percorremos a auto-estrada até o caminho se tornar negro
Tínhamos marcado "Verdade ou Consequências" no nosso mapa
Uma voz vagueou a partir do rádio
E eu lembrei-me de uma voz de um tempo distante

Quem será o último a morrer por um erro
O último a morrer por um erro
Cujo sangue irá ser derramado, cujo coração irá quebrar
Quem será o último a morrer, por um erro

Os miúdos dormem nos bancos de trás
Estamos apenas a contar as milhas, tu e eu
Nós já não medimos o sangue que derramámos
Nós apenas empilhamos os corpos à nossa porta

Quem será o último a morrer por um erro
O último a morrer por um erro
Cujo sangue irá ser derramado, cujo coração irá quebrar
Quem será o último a morrer, por um erro

Os homens sábios foram todos enganados
O que podemos fazer?

O sol põe-se em chamas enquanto a cidade arde
Mais um dia que se abate enquanto a noite aparece
E eu guardo-te aqui no meu coração
Enquanto as coisas se desmoronam

Uma janela na baixa inunda-se de luz
"Rostos dos mortos às cinco"
Os olhos silenciosos do nosso mártir
Suplicam aos condutores enquanto passamos

Quem será o último a morrer por um erro
O último a morrer por um erro
Cujo sangue irá ser derramado, cujo coração irá quebrar
Quem será o último a morrer?
Querida, irão os tiranos e os reis
Cair sob o mesmo destino?
Enforcados às portas da tua cidade
Quem será o último a morrer, por um erro

7 comentários:

Eagle84 disse...

Letra poderosissima e uma das melhores músicas do novo álbum!

é disse...

EIIII VAMO ATUALIZAR!!!!!!

Anónimo disse...

ATUALIZAAAAAAAA!!!!!!!!!

Anónimo disse...

ATUAAALIIZZZAAAAAA!!!!!!!!!!!

é disse...

Seguinte, esse blog é o melhor em traducoes do Boss, alias, o unico que existe em portugues! Eu me sentiria honrado desempenhando esse papel de tradutor para muitos fãs, inclusive Brasileiros como eu!

Não é atualizado é muito tempo, e Workin on a Dream tá chegando e muito trabalho deve ser feito nesse blog!!

meu e mail é grabomau@hotmail.com gostaria que pudessemos discutir uma possivel continuidade do blog com minhas atualizacoes..sem fugir em nada do formato como se encontra! Valeu Tom Joad, um abraç dos irmaos brasileiros

Anónimo disse...

O "C57" é o site que mais gosto sobre o Springsteen. Podiam actualiza-lo?

pikas disse...

tb gosto deste blog vê se po~es mãos á obra :)

estou á espera