20.7.03

Greetings!

Um dos meus álbums favoritos de sempre é o muito subestimado (mesmo entre fãs do Springsteen) "The Ghost Of Tom Joad". Para mim, é a mais brilhante compilação de histórias de toda a carreira dele, denotando uma maturidade até então nunca vista, exceptuando, talvez, o "Tunnel of Love", mas com uma maturidade sentimental. O GOTJ é um album mas podia ser um trabalho de investigação sobre o lado escuro da América no final do séc. XX, contando histórias de emigrantes, de migrantes, ex-combatentes, excluídos sociais ou de um outro sem número de lados q normalmente não nos são dados a conhecer. Pela primeira vez, Springsteen escreve sobre pessoas e assuntos q ele próprio não conheceu ou viveu. São canções baseadas em histórias que lhe contaram ou q ele construiu a partir de conhecimentos gerais sobre os assuntos. E conseguiu realizar um filme para cada uma das canções, já que ao ler a letra podemos facilmente visualizar tudo aquilo que está a ser cantado. Mas este álbum não é para ouvir a altos berros. É para ouvir com os auscultadores, num sítio calmo, de preferência com o as letras à frente. "The Ghost Of Tom Joad" é uma das melhores canções do "The Ghost Of Tom Joad", um dos seus melhores álbums.

"The Ghost Of Tom Joad" (1996)

O fantasma de Tom Joad

Homens caminham ao longo do caminho de ferro
Vão para algum lugar, não há retorno
Helicópteros da polícia surgem acima da encosta
Sopa quente num acampamento debaixo da ponte

A fila para o abrigo já se estende para lá da esquina
Bem-vindo à nova ordem mundial
Famílias dormem nos seus carros no sudoeste
Sem casa, sem trabalho, sem paz, sem descanso

A auto-estrada está viva esta noite
Mas ninguém engana ninguém sobre para onde ela vai
Estou aqui sentado à luz da fogueira do acampamento
À procura do fantasma de Tom Joad

Ele tira um livro de orações do seu saco-cama
O pregador acende uma beata e toma um gole
À espera de quando os últimos serão primeiros e os primeiros serão os últimos
Numa caixa de cartão debaixo da passagem subterrânea
Tem um bilhete de ida para a terra prometida
Tu tens um buraco na tua barriga e uma arma na tua mão
Dormindo numa almofada de pedra dura
Tomando banho no aqueduto da cidade

A auto-estrada está viva esta noite
Mas para onde vai, toda a gente sabe
Estou aqui sentado à luz da fogueira do acampamento
À espera do fantasma de Tom Joad

Tom disse: "Mãe, onde quer que haja um poícia a espancar um tipo
Onde quer que um recém-nascido faminto chore
Onde houver uma luta contra o sangue e ódio que pairam no ar
Procura por mim, mãe, eu estarei lá
Onde quer que haja alguém a lutar por um lugar para viver
Ou um emprego decente ou uma mão amiga
Onde quer que haja alguém a lutar para ser livre
Olha nos seus olhos, mãe, ver-me-às a mim

A auto-estrada está viva esta noite
Mas ninguém engana ninguém sobre para onde ela vai
Estou aqui sentado à luz da fogueira do acampamento
À procura do fantasma de Tom Joad

Sem comentários: