15.9.03

Greetings!

De volta ao início da década de 80, encontramos um Springsteen no início de uma nova fase da sua vida, depois da raiva de "Darkness...". Foi também nesta altura q ele começou a interessar-se e a escrever sobre situações e causas q não eram tão próximas como os dramas familiares, o ambiente de Asbury, os seus sonhos e realidades ou a sua raiva, temas q sempre foram centrais no seu processo criativo. Umas das primeiras causas q abraçou foi a luta contra a proliferação das armas nucleares, q teve o seu expoente máximo na grande prestação durante o concerto "No Nukes". Este "Roulette" encaixava na perfeição...

Roleta (1980?)

Deixámos os brinquedos no quintal
Levei a minha mulher e filhos e deixei a minha casa sem guarda
Carregámos o que pudemos no carro
Ninguém aqui sabe como começou

De repente tudo estava fora de controlo
Agora eu quero algumas respostas, senhor, eu preciso de saber
Eu ouço as palavras todas, eu não sei o que está a dizer
Mas penso que tenho uma boa ídeia do jogo que está a jogar

Roleta, é esse o nome
Roleta, é esse o jogo
Roleta, eu não sei o que eles estão a dizer
Roleta, e toda a gente joga

Eu cresci aqui nesta rua onde nada se move, apenas uma brisa estranha
Numa cidade cheia de memórias que nada valem
Há uma sombra no meu quintal de trás
Tenho uma casa cheia de coisas que não posso tocar
Bem, todas essas coisas não me servem de muito agora

Eu era um bombeiro lá no Riker, eu fazia o meu trabalho
Senhor, fui enganado, sinto-me como se tivesse sido roubado
Sou o grande dispensável, a minha vida foi cancelada, anulada e esvaziada
Mas o que é que vai fazer acerca do seu novo rapaz?

Roleta, está a jogar com a minha vida
Roleta, com os meus filhos e a minha mulher
Roleta, a cada dia as apostas são maiores
Roleta, um dedo diferente no gatilho

Lá para os lados do rio que conversa, a noite fala através de holofotes
E rádios de onda-curta gritam
A polícia patrulha as ruas
Mas eu deixei para trás o homem que costumava ser
Tudo em que ele acreditava e tudo que me pertencia a mim

Tentei encontrar o caminho para algum lugar onde pensei que fosse seguro
Eles pararam-me no bloqueio que montaram na auto-estrada
Eles puseram-me sobre detenção mas eu soltei-me e depois fugi
Eles disseram que queriam fazer-me umas perguntas, mas penso que eles tinham outros planos
Agora eu não sei em quem confiar e não sei em que posso acreditar
Eles disseram que queriam ajudar-me mas com as coisas que eles continuavam a dizer
Eu penso que aqueles tipos apenas queriam continuar a jogar

Roleta, com a minha vida
Roleta, com os meus filhos e a minha mulher
Roleta, a bala está na câmara
Roleta, quem é o infeliz estranho?
Roleta, surpresa, estás morto
Roleta, a arma à tua cabeça
Roleta, a bala roda na câmara
Roleta, puxa o gatilho, sente o clique
Não há mais perigo

Sem comentários: